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Onboarding – Delivery

8 minutos de leitura

Tabela de conteúdos (TOC)

Esse guia mostra como usar o AutoTalk para automatizar o seu serviço de delivery.

1 Introdução #

Vamos criar uma conta para uma sorveteria, adicionar alguns produtos no nosso cardápio e integrar o WhatsApp para que o robô atenda automaticamente os clientes. Com o AutoTalk teremos um site onde nossos clientes poderão fazer pedidos; um robô de atendimento que registra os pedidos e manda o cardápio; e uma página de gerenciamento de pedidos com envio automático de mensagens.

Passo 2 captura

2 Preencha seus dados #

No formulário de registro, preencha seus dados pessoais e de sua empresa.

Passo 3 captura

3 O tipo da empresa #

Esse campo é importante: aqui você seleciona o tipo da empresa. Dependendo de qual opção você escolhe nesse campo a empresa será de um tipo diferente.

Passo 4 captura

4 Selecione o tipo de empresa “Delivery” #

Nesse guia estamos fazendo uma integração para uma sorveteria, então selecionaremos “Delivery”.

Passo 5 captura

5 Finalize o registro #

Coloque o endereço da empresa e finalize o registro. Uma mensagem de ativação será enviada para o endereço de email.

Passo 6 captura

6 Clique em “Acessar Dashboard” #

Siga as instruções no email para ativar a sua conta, depois espere alguns segundos e o botão “Acessar Dashboard” irá aparecer.

Passo 7 captura

7 Página inicial do aplicativo #

Essa é a página inicial do aplicativo. A primeira coisa que vamos fazer é definir as configurações da nossa sorveteria.

Passo 8 captura

8 Clique em “Configurações Delivery” #

Para iniciar, clique em “Configurações Delivery” no menu lateral. Se você estiver no celular, esse menu vai estar na parte inferior.

Passo 9 captura

9 Clique em “Horários de funcionamento” #

Depois, clique em “Horários de funcionamento”

Passo 10 captura

10 A página de Horários de funcionamento #

Nessa página definiremos o horário em que nossa sorveteria vai estar aberta.

Passo 11 captura

11 Clique aqui #

Clique no botão na parte superior para iniciar a edição

Passo 12 captura

12 Dia da semana #

A página vai ter dois campos para cada dia da semana: a hora de início e de fim de funcionamento. Também há uma opção na parte lateral direita, se você desmarcar essa opção estará definindo que nesse dia o estabelecimento não abrirá.

Passo 13 captura

13 Definindo o horário de funcionamento #

Aqui definimos que vamos abrir as 10 da manhã e fechar as 7 da tarde.

Passo 14 captura

14 Clique aqui #

Clique no botão verde na parte superior da tela para salvar.

Passo 15 captura

15 Clique em “Configurações” #

Com os horários definidos, vamos agora configurar a taxa de entrega, preço mínimo de pedido e os meios de pagamentos que nossa sorveteria aceita.

Passo 16 captura

16 Clique em “Configurações” #

Clique em “Configurações” no menu.

Passo 17 captura

17 Página de configuração do delivery #

Essa é a página de configuração do delivery, temos muitas opções.

Passo 18 captura

18 Taxa da entrega #

Aqui definimos o preço da taxa de entrega. Todo o pedido que deverá ser entregue vai ter essa taxa no cálculo do preço final.

Passo 19 captura

19 Digite “4” #

No nosso caso o preço do delivery vai ser de R$ 4

Passo 20 captura

20 Pedido mínimo #

Nesse campo definimos o pedido mínimo. Pedidos cujo valor seja menor que o valor definido aqui não serão aceitos.

Passo 21 captura

21 Digite “10” #

No caso da nossa sorveteria será R$ 10

Passo 22 captura

22 Métodos de pagamento #

Nesse campo você pode definir quais métodos de pagamento seu estabelecimento vai aceitar.

Passo 23 captura

23 Adicionando um novo Método de pagamento #

Aqui vamos adicionar “PIX” como uma forma de pagamento.

Passo 24 captura

24 Clique aqui #

Clique no botão verde na parte superior para salvar.

Passo 25 captura

25 Configuração feita #

A configuração está feita, definimos um novo meio de pagamento, colocamos uma taxa de entrega e um valor mínimo para os pedidos. Agora precisamos definir o nosso cardápio.

Passo 26 captura

26 Clique em “Produtos” #

Clique em “Produtos” no menu.

Passo 27 captura

27 Produto de teste #

Ao entrar na página de produtos você vai notar que já existe um produto de teste criado. Esse produto é criado automaticamente pelo aplicativo quando registramos a conta. Vamos deixar ele aí e criar um novo.

Passo 28 captura

28 Clique aqui #

Clique no botão com símbolo de “+” na parte superior da tela.

Passo 29 captura

29 Formulário de criação de produto #

Esse é o formulário de criação de produto. Aqui podemos definir o nome, descrição, uma imagem, a categoria do produto e as opções dele.

Passo 30 captura

30 Defina o nome do produto #

Aqui você define o nome do produto.

Passo 31 captura

31 Digite “Sorvete de morango” #

No nosso caso vamos criar um produto chamado “Sorvete de Morango”

Passo 32 captura

32 Definindo uma imagem para o produto #

Defina uma imagem para seu produto, isso vai deixar sua página de delivery mais bonita.

Passo 33 captura

33 Criando uma nova categoria #

Vamos criar uma nova categoria para esse produto. Clique no campo “Categoria” para expandir o menu.

Passo 34 captura

34 Clique em “Adicionar” #

No menu que abrir clique em “Adicionar” para criar uma nova categoria.

Passo 35 captura

35 Digite “Sorvetes” #

No nosso caso vamos criar a categoria “Sorvetes”

Passo 36 captura

36 Definindo as opções #

Agora precisamos definir os preços e os tamanhos desse novo produto, isso é feito na seção de opções.

Passo 37 captura

37 Clique em “Adicionar Item” #

Vamos adicionar o grupo de opções, para isso clique em “Adicionar Item”

Passo 38 captura

38 Defina o nome do grupo de opções #

Cada grupo de opção deve ter um nome. No nosso caso será “Tamanhos”, nela vamos criar 3 opções de tamanho para nosso sorvete.

Passo 39 captura

39 Digite “Tamanhos” #

Digite o texto desejado.

Passo 40 captura

40 Definindo se é uma opção obrigatória #

No campo chamado “Deve selecionar pelo menos”, definimos qual o número mínimo de opções o cliente deve escolher antes de colocar o produto no pedido. Se colocarmos um valor maior que zero, o cliente será obrigado a selecionar as opções.

Passo 41 captura

41 Digite “1” #

No nosso caso, o cliente deve selecionar obrigatoriamente um tamanho para seu sorvete, então vamos preencher com 1.

Passo 42 captura

42 Definindo o número máximo de opções selecionáveis #

No campo chamado “Pode selecionar até”, definimos o número máximo de opções que o cliente pode escolher nesse grupo. Como estamos definindo a opção de tamanho, deixaremos como um. Com essa configuração, o cliente tem que escolher no mínimo uma opção de tamanho e não pode escolher mais que uma opção.

Passo 43 captura

43 Clique em “Adicionar Item” #

Agora que o grupo de opções está configurado, vamos definir quais tamanhos de sorvete o cliente poderá escolher. Para começar, clique em “Adicionar item” dentro da seção de “Itens”

Passo 44 captura

44 Crie os tamanhos #

Vamos criar as opções de 300ml com o preço de R$7, 500ml com o preço de R$10 e 700ml com o preço de R$12.

Passo 45 captura

45 Clique em “Salvar” #

Salve as alterações.

Passo 46 captura

46 Finalize a criação do produto #

Depois de criar todas as opções, clique no botão verde na parte superior da tela para criar o produto.

Passo 47 captura

47 Produto criado #

Com nosso produto criado já podemos dar uma olhada na nossa “Página de Delivery”.

Passo 48 captura

48 Clique em “Empresa” #

Para pegar o link da página de delivery, acesse a seção “Empresa” no menu;

Passo 49 captura

49 Clique em “Links de atendimento” #

No submenu que abrir clique em “Links de atendimento”

Passo 50 captura

50 Seu link da página de delivery #

Esse é o seu link da página de delivery, clique para copiar e abra o link numa nova aba no navegador.

Passo 51 captura

51 Sua página de delivery #

Essa é a sua página de delivery, ela é bem objetiva: o cliente seleciona o produto, as opções e faz o pedido. Veja que o produto que criamos “Sorvete de morango” está visível.

Passo 52 captura

52 Integrando o WhatsApp #

Agora vamos integrar o WhatsApp no AutoTalk, para que o robô atenda os clientes e registre os pedidos automaticamente.

Passo 53 captura

53 Clique em “Canais” #

Clique na seção “Canais” dentro do menu “Empresa”

Passo 54 captura

54 Clique aqui #

Clique no botão com símbolo de “+” na parte superior da tela que abrir.

Passo 55 captura

55 Selecione “Whatsapp QR Code” #

No menu que aparecer, selecione a opção “Whatsapp QR Code”

Passo 56 captura

56 Adicionando o “Whatsapp QR Code” #

A página que abrir vai citar os prós e contras da integração com o Whatsapp via QR Code.

Passo 57 captura

57 Destaque numero #

Aqui você precisa digitar o seu número de Whatsapp. O número em que o robô irá responder.

Passo 58 captura

58 Acessando seu número no Whatsapp #

Caso você não saiba seu número, você pode ver ele abrindo seu aplicativo de WhatsApp, depois abra o menu na parte superior direita, clique em “Configurações”, e clique no seu nome na parte superior da tela.

Passo 59 captura

59 Seu número de Whatsapp #

Aqui está o seu número

Passo 60 captura

60 Digite seu número #

Digite ele neste campo.

Passo 61 captura

61 Aceite os termos #

Marque que você está ciente de que o AutoTalk não é responsável caso sua conta de WhatsApp seja banida.

Passo 62 captura

62 Finalize a criação de canal #

Clique em “Próximo passo” para criar seu canal.

Passo 63 captura

63 Copie o código #

Esse código de 8 dígitos deverá ser usado no aplicativo do WhatsApp pra completar a integração.

Passo 64 captura

64 Cole o código no WhatsApp #

Volte ao WhatsApp, vamos colocar o código copiado no AutoTalk.

Passo 65 captura

65 Conectando o WhatsApp #

Você deverá receber uma notificação informando da conexão. Clique nela. Caso a notificação não chegue, você pode abrir manualmente o formulário abrindo o menu do WhatsApp e clicando em ‘Dispositivos Conectados’, depois em ‘Conectar Dispositivo’ e, na parte inferior: ‘Conectar com número de telefone’

Passo 66 captura

66 Digite o código #

Preencha com o código gerado pelo AutoTalk.

Passo 67 captura

67 Whatsapp sendo conectado #

Com isso, seu WhatsApp será conectado ao AutoTalk.

Passo 68 captura

68 Tag ‘conectado’ #

Ele deverá ficar com a tag verde ‘conectado’.

Passo 69 captura

69 WhatsApp conectado #

Com o WhatsApp conectado, o robô já vai estar respondendo seu WhatsApp e recebendo os pedidos dos seus clientes.

Passo 70 captura

70 Caso queira desativar o robô #

Caso você queira que o robô pare de responder, mas que o AutoTalk continue enviando os status dos pedidos, marque a opção ‘Modo apenas envio’, com essa opção ativa, o robô para de responder todos os clientes, porém o envio de status dos pedidos continua normalmente.

Passo 71 captura

71 Caso queira desconectar o WhatsApp #

Caso você queira desvincular o AutoTalk por completo do seu WhatsApp, clique em “Desconectar”.

Passo 72 captura

72 Fazendo pedido pelo WhatsApp #

Agora vamos testar o robô de atendimento fingindo ser um cliente. Mande um olá para seu número.

Passo 73 captura

73 Fazendo pedido pelo WhatsApp #

Primeiro vou pedir para ver o cardápio.

Passo 74 captura

74 Fazendo pedido pelo WhatsApp #

Vou fazer um pedido de um sorvete de morango para entrega.

Passo 75 captura

75 Fazendo pedido pelo WhatsApp #

Agora vamos testar o robô de atendimento. Vou fazer um pedido de um sorvete de morango para entrega.

Passo 76 captura

76 Você receberá uma notificação #

De volta ao aplicativo do AutoTalk, assim que o pedido for confirmado você receberá uma notificação, clique nela para ver detalhes do pedido.

Passo 77 captura

77 Detalhes do pedido #

Veja os detalhes do pedido: os itens, o endereço de entrega e o método de pagamento estão todos de acordo com o que o cliente solicitou.

Passo 78 captura

78 Clique em “Pedidos” #

Agora, vamos supor que começamos a preparar esse pedido, clique em “Pedidos” no menu.

Passo 79 captura

79 Tela de gerenciamento de pedidos #

Essa é a tela de gerenciamento de pedidos, ela é um Kanban, e você pode mover os pedidos pra esquerda ou pra direita.

Passo 80 captura

80 Nosso pedido #

Aqui está o pedido que acabamos de criar, vamos mover ele para a seção “Preparando”.

Passo 81 captura

81 Movendo o pedido #

Você pode arrastar o pedido para direita ou usar as setas que ficam nas laterais da caixa.

Passo 82 captura

82 Pedido em preparo #

Nosso pedido foi movido para seção “Preparando”.

Passo 83 captura

83 Notificar o cliente? #

Uma notificação vai aparecer perguntando se você quer avisar o cliente de que o pedido está em preparo.

Passo 84 captura

84 Notificando o cliente #

Se você clicar “Sim”, uma nova janela será aberta com a mensagem que será enviada para o cliente. Clique em enviar na parte inferior da janela.

Passo 85 captura

85 Notificação enviada ao cliente #

No chat que temos aberto do cliente é possível ver a notificação que foi enviada ao cliente.

Passo 86 captura

86 Notificação no WhatsApp do cliente #

Aqui podemos ver a notificação no WhatsApp do cliente.

Passo 87 captura

O guia mostrou a configuração inicial e personalização do AutoTalk para serviços de delivery. Caso você ainda tenha dúvidas ou enfrente problemas, entre em contato com o suporte. Obrigada!

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