Ver categorias

Como agendar uma mensagem associada a um evento

2 minutos de leitura

Nesse guia você vai aprender a agendar mensagens associadas a eventos no Autotalk.

1 Introdução #

Nesse guia mostraremos como agendar uma mensagem de lembrete para um evento que já existe no sistema. Vale ressaltar que o AutoTalk já tem uma funcionalidade que agenda lembretes automaticamente para eventos. Esse guia é só um exemplo.

Passo 2 captura

2 Expanda o menu Chats #

Clique no menu “Chats” para abrir os submenus.

Passo 3 captura

3 Clique em “Mensagens agendadas” #

Clique na opção “Mensagens agendadas” para abrir a página de gerenciamento.

Passo 4 captura

4 Clique aqui para criar uma nova mensagem agendada #

Para criar uma nova mensagem agendada, clique no botão com o símbolo “+” na parte superior da tela.

Passo 5 captura

5 Selecione um cliente #

Selecione o cliente que receberá a mensagem.

Passo 6 captura

6 Selecione o tipo de mensagem agendada #

Atualmente existem duas opções de tipos de mensagem agendadas: Comum e Contextualizado;

Mensagens Comuns não estão associadas a nenhum evento ou objeto, e não podem utilizar variavéis relacionadas a esses objetos na sua composição, por exemplo não posso colocar o valor total dos serviços de um agendamento, nem agendar uma mensagem pra ser disparada alguns minutos antes de um agendamento, pois não há relação entre a mensagem e o objeto de agendamento.

Mensagens Contextualizadas devem ser associadas a um agendamento ou objeto, e consequentemente podemos utilizar variáveis associadas a esses objetos na sua composição como hora do agendamento, preço total, no do agendamento, entre outros, e claro, podemos programar a mensagem pra ser disparada minutos antes ou depois do agendamento associado.

Como estamos programando uma mensagem de lembrete para um agendamento, selecionaremos a opção Contextualizado.

Passo 7 captura

7 Selecione o contexto #

Escolha um contexto de notificação. Atualmente uma mensagem contextualizada tem dois possíveis contextos: Evento e Pedido delivery.

O contexto Evento associa a mensagem agendada a um agendamento de um cliente.

O contexto Pedido delivery associa a mensagem agendada a um pedido de um cliente, válido para empresas do tipo Delivery.

Neste guia vamos selecionar Evento.

Passo 8 captura

8 Selecione um agendamento do cliente #

No passo anterior selecionamos a opção de contexto Evento, neste passo selecionaremos com qual evento essa mensagem estará associada. Os eventos que aparecerão nessa lista serão apenas os eventos pertencentes ao cliente selecionado.

Passo 9 captura

9 Selecione a opção “Horário relativo” #

Nessa parte vamos definir a hora em que a mensagem deverá ser enviada. Temos duas opções Horário específico e Horário relativo.

Horário específico permite com que você defina um horário qualquer em que a mensagem será disparada.

Horário relativo permite com que o horário da mensagem disparada seja relativo a algo, no nosso caso um evento (agendamento) do cliente.

Neste guia selecionaremos Horário relativo.

Passo 10 captura

10 Selecione “Hora de início do agendamento” #

No passo anterior definimos um horário relativo, nesse passo definiremos relativos a quê. Temos duas opções, relativo à Hora de início do agendamento e relativo à Hora de término de agendamento. No nosso caso, como vamos enviar um lembrete, selecionaremos hora de início.

Passo 11 captura

11 Defina os Minutos de Antecipação #

Especifique os minutos de antecipação: quantos minutos antes do horário de início de agendamento a mensagem deve ser enviada? Nesse guia vamos definir o valor 45, então, 45 minutos antes do agendamento essa mensagem será disparada.

Passo 12 captura

12 Clique aqui para adicionar o conteúdo da mensagem #

Nesse passo, definiremos o conteúdo da mensagem agendada. Clique no botão “+” para adicionar uma nova mensagem.

Passo 13 captura

13 Defina aqui o texto da mensagem #

Nessa parte definiremos o conteúdo da mensagem. Digite aqui o texto a ser enviado. Note que essa é uma entrada SpEL, você deve digitar o texto entre aspas.

Passo 14 captura

14 Clique aqui para salvar a mensagem #

Clique no botão verde na parte superior da tela para salvar a mensagem agendada.

Passo 15 captura

Este guia abordou como agendar mensagens associadas a eventos no Autotalk, desde acessar as mensagens agendadas até definir os detalhes do agendamento.

Desenvolvido por BetterDocs

Rolar para cima